
Foi possível concluir também que o sobrenome escrito com I e Y são da mesma origem hispânico-latino. O fato do sobrenome escrito com I foi erro de cartório. Para confirmar essa versão cito o depoimento do Marcelo, que apesar de não conhecê-lo temos o mesmo bisavô: "Inicialmente Affonso Paschoal Baylão casou-se com Rita Maria de Jesus, eles tiveram dois filhos, Ernesto Baylão e Manoel Baylão, Manoel Baylão uniu-se a Elvira Rezende, este casal teve 5 filhos (Corrigo essa informação, verdade tiveram sete filhos, sendo Quatro mulheres e três homens) .No meu caso, sou descendente da união de Ernesto Baylão e Elisa Nunes (meus Bisavós paternos), sua primeira esposa. Depois falo mais sobre isto. Este casal teve um filho, Lázaro Bailão Nunes (vejam o detalhe, a partir daqui, houve uma alteração na escrita do sobrenome, por algum erro, o Y foi trocado pelo I), Lázaro Bailão casou-se com Durvalina Maria Bueno (meus Avós paternos), este casal teve 4 filhos, Osmaldo Bailão Nunes, Benedita Bailão Nunes, Owilson Bailão Nunes e José Bailão, que vem a ser meu pai, este casou-se com Juceli Antonia Martignago Bailão, minha mãe, eles tiveram dois filhos, eu, Marcelo Martignago Bailão e minha irmão, Patrícia Martignago Bailão. Como disse um pouco acima, meu Bisavô, Ernesto Baylão casou-se inicialmente com Elisa Nunes, minha Bisavó, porém, esta veio a falecer muito cedo, se não me engano por volta dos 25 anos de idade. E assim, o Erenesto Baylão veio a ter outra esposa, Brasilina Maria do Espírito Santo, este casal teve um filho chamado Ezequiel Baylão. Como vocês puderam ver, em um momento da história de minha família, o Baylão deixa de ser escrito com Y e passa a ser escrito com I. O mesmo, com certeza, deve ter ocorrido com outros”.
Os Baylão de Bariri são originários do segundo filho do Affonso, o Manoel (que é meu bisavô). Mas as pessoas que levam esse sobrenome estão espalhadas por todo o Brasil. Verifica-se que as maiores concentrações estão nos Estados de São Paulo, em minha pesquisa entrei em contato com Baylão das cidades de Bariri, Jaú, Bauru, Bocaina, Mococa, São Paulo capital, Guarulhos, Mauá, Santos, Itatiba, Paulínia, Ribeirão Preto, Araras, (...).No Rio de Janeiro trocei informações com pessoas das cidades de Volta Redonda, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Cabo Frio, Barra do Piraí, Mendes, vassouras, Itaguaí, Resende, (...).Em Goiás, mais precisamente na cidade de Goiânia, encontram-se o grupo maior dos baylão. Além de Goiânia moram também em Brasília, Inhumas, Aparecida de Goiânia, (...). Fora desses três Estados, me comuniquei também com Baylão das cidades de Teixeira de Freitas(Bahia), Salvador(Bahia), Maringá(Paraná), Curitiba(Paraná), Carangola(Minas Gerais), Rio Verde(Minas Gerais), Uberaba(Minas Gerais), Parauapebas(Pará), Dourados(Mato Grosso do Sul), Porto velho(Rondônia), João Pessoa(Paraíba), São Luís(Maranhão), Araguaiana(Tocantins), (...).
33 comentários:
Sou Bailão (ou Baylão) do Estado de Goiás. Nosso antepassado, Gregório da Silva Bailão chegou a Goiás em 1738. Era português e em Portugal levantamos a sua ascendência. Temos já pronta e publicada a geenalogia dos Bailão goianos.
Qualquer informação, é só nos contactar.
PAZ e BEM!
Antînio César
Gostaria de entrar em contato para saber da ascendência e descendência de Gregório da Silva Bailão em Goiás. Grande Abraço
murilovisck@yahoo.com.br
Até então, não ligava muito pra essas coisas de nome. Mas esquentou meu coração saber de onde eu vim, além da família que conheço. Estava a busca do brasão da nossa família. Você sabe se ele existe?
Obrigada por fazer essa pesquisa e esquentar nossos corações! Sou uma Baylão (com y, pq eles não erraram por aqui) de Goiânia! Até mais ver!
Sobre os Baylão de Goiás, procurem em Rio Verde (minha cidade natal)... aqui, Baylão é até nome de bairro.
Gostaria de entrar em contato para saber da descendência e origem de Aylton Gomes Bailão de Goiânia e Rio Verde.Se alguem souber alguma coisa por favor entre em contato.
eugeniabailao@gmail.com
Boa tarde ...amigos Sou de Abaetetuba-Para, me chamo Ronaldo henrique bailão e só a minha família aqui no estado do Pará tem BAILÃO e estou muito feliz em saber da origem. (91) 989288365 zap
Me chamo Ronaldo Henrique Bailão sou de Abaetetuba Para e a família da minha mãe e bailão
Me chamo Ronaldo Henrique Bailão quero mais informações meu zap (91)989288365
ah muito legal saber que temos um santo na espanha bailão, sou de goiania-goias, meu avo chama alberto evangelista bailao e bisavo joao evangelista bailao. ^^
atualmente um parente da indonesia me adicionou no facebook, e vi que ele tem bastante familia la tbm. sem fronteiras para os bailao""^^
Gostaria de saber mais sobre o assunto
Meu nome é Victor De Alcântara Baylão Lima
Filho de Cristiano Baylão
Neto de Maria Vicentina Baylão
Meu WhatsApp: (12) 98274-4545
Oi Victor,
temos um livro no qual falamos da descendência de Gregório da Silva Baylão que veio para Goiás
mais ou menos em 1730. Estivemos em Portugal, no lugar onde ele nasceu e temos sua ascendência e descendência.
Gregório nasceu em 1708 em Santa Maria Madalena de Chaviães, Melgaço, Norte de Portugal.
Olá, meu nome e Perla Bailhão esse sobrenome é muito raro .
Nunca vi em ninguém com esse sobrenome a não ser a minha família .
Agora achei a história da família Bailão /Baylão meu avô e de Itaberaba interior da Bahia ,e eu moro na capital Salvador.
Meu pai chama-se Pedro Bailhão e ele fala que a origem e espanhola.
Após eu ler esse depoimento e correto afirmar que serve até para meu sobrenome ?
Olá Antônio César. Quero adquirir o livro. Sabe onde posso comprar? Sou de Goiânia - Goías e fazendo uma pesquisa para a escola da minha filha me despertou o interesse em saber a origem. Email sielenebailao@hotmail.com. Obrigada.
Eu de Joaquín dias bailão
Oi Perla me chamo Liliane Bailhao , morava em Itaberaba meu avô se chamava Valdir Bailhao !!
Meu filho Matheus Baylão neto de Adelaide Baylão, citada no texto. Segundo D Adelaide o Baylão é de origem espanhola. Gostaria de saber sobre como conceder dupla nacionalidade sendo ele neto. Obrigada!
Oi sou Maria Aparecida bailão sou do interior de Goiás são Simão ( Itaguaçu) neta de Juvenal Ferreira bailão
Meu nome é Gabriel de Paula Bailão :)
Me chamo Marcos Henrique Bailão da Silva, peguei o sobrenome da minha mãe que Herdou do meu avô
Sou lilian dias neta de José Dias Bailão ele disse q era de origem italiana
sou aqui de Porto Velho e me chamo Adriana Aparecida Bailao soares, gostaria de saber mais sobre a origem
BAILAO
Olá Lilian nós somos da mesma família
Olá, Sou Rogério e estou buscando também informações da minha família (Campos). Minha bisavó se chamava Brasilina Maria do Espirito Santo, casada com José Afonso de Campos. Achei coincidência, mas vi que não se trata do mesmo Afonso. O nome da minha bisavó é citado como uma das esposas que o Sr. Afonso Baylão teve. Caso alguém tenha informação se a Brasilina citada no artigo, também teve outro casamento (talvez trata-se da mesma pessoa.
Sou Alexandre Baylão de Taubaté SP. Temos Baylão, Bailão e Bailon, em Taubaté e Caçapava também.
Temos um santo com o sobrenome da família. São Pascoal Bailão.
Acho somos da msm família
Meu nome é Mariele Santini Bailão, meus bisavós são do interior de São Paulo, numa cidadezinha chamada Nova Luzitânia, o nome do meu bisavô era Urbino Pascoal Bailão, e do meu avô Autani Pascoal Bailão. Muito legal saber informações acerca dos nossos antepassados, da história do nosso nome.
Meu nome é Soeli Aparecida Bailão de Queiroz, sou filha de Benedito Bailão e neta
de Afonso Bailão e Alzira e cheguei a ir na cidade de jaú visitar minha avó que morava em uma fazenda.Hoje moro em Mauá SP. Somos parentes.
Bom dia a todos. Espero que o blog ainda esteja ativo. Estou montando uma árvore genealógica de minha família e temos uma ligação com dois Bailão. Um de nome Elton Pires Bailão, casou-se com uma prima minha (Janete) e tiveram 3 filhas; o segundo, do qual não tenho o nome, casou-se com outra prima (Adriane), irmã da outra prima. Creio que os dois Bailão eram irmãos também. O Elton é de 12/04/1959. Nos dois casos, estou em busca das datas de nascimento das meninas e do nome e data do segundo Bailão.
Agradeço a quem puder dar uma dica.
Brasílio Castilho - Goiânia - GO.
Eu moro e Bangu , Rio de Janeiro. Sou neta de Antônio Baylão e Maria De Lurdes Baylão, filha de Adelaide Baylão dos Santos
Eu moro e Bangu , Rio de Janeiro. Sou neta de Antônio Baylão e Maria De Lurdes Baylão, filha de Adelaide Baylão dos Santos , da cidade de São João Marcos que foi inundada para fazer a Represa da Ligth no Rio de Janeiro. Minha mãe falava com tristeza desse fato. Ela amava sua cidade. Hoje existe um Museu e algumas ruínas no Município de Mangaratiba RJ
Postar um comentário